sexta-feira, 25 de julho de 2014

A ida


      Não minto que o voo era pra nós, um dos momentos que mais preocupava, algo completamente novo para todos. Para elas a primeira vez literalmente, para nós o début de uma grande viagem em família.


     Embarcamos a noite, e para nossa felicidade,as meninas praticamente dormiram até desembarcarmos em Lisboa, para conexão em direção a Milão. 




    Acho que esta etapa foi mais cansativa para nós adultos. Embarque, desembarque, passar no controle de imigração, procurar portão de embarque, trocar fraldas, botar agasalho, fazer mamadeiras, retirar bagagens, retirar carro alugado e dirigir e etc.

    Nunca usei a prioridade de embarque/desembarque e no controle de imigração com tanta felicidade.
     
    Nesse momento veio o pensamento: "Será que devíamos ter feito esta viagem com as meninas?”. Graças a Deus o decorrer da viagem nos fez esquecer esta hesitação, e reforçar a certeza de que devíamos mesmo ter partido para esta turnê italiana.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Primavera, frio ou calor ?


     Não minto que este é o ponto que mais me preocupa, não tanto por nós adultos, mas por causa das nossas pequenas companheiras de viagem. Com temperatura mínima de 8° C prevista para o período, já estamos preparando nossas "bimbe" para um clima que elas não nunca viram na vida, nem nos mais terríveis ar-condicionados.

     A tropical cidade do Salvador definitivamente não é a cidade mais indicada para se encontrar artigos para o frio, por isso, vamos viajar com o básico somente, e lá vamos vestir melhor as meninas para a situação. Nos arredores de Varese tem Outlets e lojas de departamento que tem produtos de qualidade com preço melhor do que aqui.
 
   

   
     Mas uma coisa é certa: No frio nos vestimos muito melhor e com as pequenas não será diferente. Estamos ansiosos para fotografa-las de visual diferente.

Look de Sofia de Frio
 
Faltam 9 dias!

terça-feira, 25 de março de 2014

Il Pranzo – Almoço

     Chegamos a Itália meio a uma nevasca, passamos os  primeiros dois dias presos dentro de casa. Para nós isso era uma aventura. Lembro do Zio Antonio no primeiro dia falando "Viene com me", e lá fomos nós com botas da Lua vencendo a neve em direção a garagem. Quando ele abriu a garagem, fui surpreendido por uma adega particular com mais de 100 garrafas de vinho. Voltando para dentro de casa, sentamos a mesa para imediatamente abrir a primeira garrafa de vinho. Esse era  o início de um verdadeira ritual diário. Começava il Pranzo.

     A Soppressata da Calábria, um antepasto de berinjela e pimentão grelhados  e os queijos iniciavam rito, enquanto o sugo de tomate com basilico perfumava toda a casa. Em seguida veio o primeiro prato, um espaguete com sugo e lascas de panne para limparmos o molho do prato. Depois veio o segundo prato, costelas de porco fritas no óleo de olivas. O terceiro prato, uma tijela com mix de folhas e outra com tomates picados com alho e azeite. Para finalizar veio muitas frutas e queijos cortados em fatias generosas.



Soppressata da Calábria

       Horas de conversa após o pranzo. Melhor ainda é esse almoço no verão, em uma grande mesa na sombra de um pé de Kiwi. Coisa de filme.

sábado, 22 de março de 2014

La Colacione - Café da Manhã



     Minha primeira manhã na Itália foi decepcionante, não posso mentir. Lembro até hoje quando a Zia Maria grita: "Andiamo a fare la colazione?". Nesta ocasião ainda tinha um estomago de rinoceronte e lembrava das muitas vezes que Ana me falava: "Na casa de Zia Maria se come muito bem!".


     Quando cheguei na cozinha e vi uma xícara de Café com leite e uns biscoitos doces, entrei em panico. Nossa fartura matinal com pães, sucos, ovos, café, leite, cuscuz, queijo, presunto e outras gostosuras não existe lá no dia-a-dia. Nossa refeição matinal no Brasil não é aquele absurdo que assistimos nas mesas de famílias de novela, mas certamente não é minimalista como la colazione italiana.

     Mas isso só contribui para aumetar a ansiedade por um dos momentos mais espetaculares na Itália, il Pranzo.


   

terça-feira, 18 de março de 2014

Andiamo Giulietta!

Vamos logo Giulietta que queremos te usar!



Nada melhor que "Guidare" um autentica "Macchina Italiana".

Os fabricantes italianos de carros são:

- Alfa Romeo
- Ferrari
- Fiat
- Lamborghini
- Lancia
- Maserati
- Pagani

sábado, 8 de março de 2014

Plugado mesmo viajando




    Da primeira vez que fomos a Europa, perdemos horas preciosas em Internet Cafés para trocar e-mails com a família e amigos. Comprávamos cartões telefônicos para darmos notícias pra casa. Usar os celulares com CHIP das operadoras brasileiras, nem pensar(continua um absurdo o roaming Internacional).

    Das ultimas duas vezes já ativamos um chip da operadora WIND que usávamos em um Mini modem e nos comunicávamos via Skype.

    Desta já pesquisei as três operadoras de telefonia móvel da Itália, vi que eles estão ofertando planos pré-pagos especiais para turistas internacionais. Um plano com 200 minutos de ligações para qualquer país e ligações locais, 2GB de internet por aproximadamente R$ 70,00, mais barato que qualquer plano pós-pago no Brasil. Assim que desembarcar, vou comprar um CHIP e colocar no meu Smartphone e continuar plugado.

FALTAM 56 DIAS

sexta-feira, 7 de março de 2014

Ajudas no Planejamento



     Como já falei em post anterior, desta vez vamos girar a Itália em um carro alugado. Como administrador entendo que um bom planejamento faz com que você economize um punhado de Euros. Em uma viagem familiar você não segue um roteiro 100%, até porque, também faz parte momentos sem nenhum compromisso pré-determinado. Abaixo algumas dicas de ferramentas que estão nos ajudando, ou vão nos ajudar, a planejar e saber previamente o que vamos gastar:

LOCAÇÃO DO CARRO

     Existem muitas possibilidades e formas de você alugar um carro. Você pode ir diretamente ao balcão quando chegar no aeroporto do destinos,acessar Site das locadoras, nas agências de viagens, site de fidelidade de empresa aérea e etc...
     Eu vou usar o site www.rentalcars.com.br onde já consegui os melhores descontos. Também já pesquisei diversos fóruns de viajantes que mostram que o Site é confiável. Este site é do mesmo grupo do Booking, do qual já sou cliente e tive boas experiências.




RESERVA DE HOTEL

     Durante a viagem vamos parar para dormir, pois com as meninas acho que não vou passar de 350 quilômetros por dia. Vou reservar “Bed and Breakfast” e vamos utilizar o www.booking.com. Já sou cliente do Site pra fazer reservas aqui no Brasil e nunca tive problemas.

ROTEIRO DE VIAGEM

     A melhor invenção para os Viajantes foi o Google Maps. É uma ferramenta sensacional para traçar os roteiros e saber as quilometragens entre as cidades e o quanto vamos desviar ao sair das autoestradas para conhecer cidades no caminho. Com base nas informações do Google Maps podemos decidir onde reservar hotéis e onde vamos dormir.

     O Site da concessionaria da autoestrada (http://www.autostrade.it) também ajuda com várias informações como: Simular os valores totais de pedágios, preços de combustível em todos os postos no caminho, localização de postos com Baby Room e restaurantes e etc...



GPS

     Nunca saia de casa sem ele. Com ele andei na Europa melhor do que ando em Salvador. Você não erra nem um caminho. Ele também vai te avisar as velocidades permitidas e onde estão os radares e evitar multas.



FALTAM 57 DIAS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Ligação


     Todos sabem que nossa ligação com a Itália é devido ao nonno de Giulia e Sofia. Meu sogro veio para o Brasil em 1958. A Itália após a segunda guerra mundial estava destroçada em uma profunda crise econômica e com desemprego em taxas estratosféricas. Neste contexto ele embarcou no porto de Nápoles no navio Conte Biancamano com destino ao Rio de Janeiro, posteriormente embarcou pra Salvador onde encontraria seu irmão mais velho, Gaetano, e seu tio Francesco que já tinham imigrado anteriormente e já estavam estabelecidos em Salvador.

Conte Bincamano

     O Brasil da década de 50 sofria carência de mão de obra alfabetizada e qualificada, pois nossa população era em grande parte analfabeta e com baixa qualificação para exercer atividades como hidráulico, marceneiro, alfaiate, carpinteiro, ferramenteiro, costureiro, barbeiro, padeiro, motoristas, mecânicos e outras. Os Italianos eram alfabetizados e qualificados e tinham noção do ofício, pois, quando eram pequenos, ao saírem da escola, aprendiam uma profissão, até mesmo os que viviam da agricultura, com um parente ou vizinho. Eles chegavam aqui e encontravam trabalho sem maiores dificuldades.

     Após a visita de dona Carmela e Domenico em 2004, e depois de no ano de 2006, quando meu sogro retornou a Itália após 48 anos para levar Anajara para conhecer seus outros tios e primos, os laços dela com sua famiglia estreitaram. Assim a cada dois ou três anos a ligação é fortalecia tanto com nossas idas a Itália, quanto pelas visitas ao Brasil de seus familiares.

     O Nonno de Giulia e Sofia hoje é um ítalo-brasiliano, embora não admita, pois não vive mais sem os brasileiríssimos feijão e farinha de mandioca.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Banho de Vasca

     No quesito banho, nós adultos vamos sofrer mais do que Giulia e Sofia. Na Itália o mais comum é ter nas residências banheiras, chamadas por eles de "Vasca". Chuveiros infelizmente, para nós, não é muito comum.  


     Tenho que dizer uma coisa pra vocês: É uma experiência muito pouco prática para pessoas grandes. Imaginem no frio! Porém acredito que o do banhos das menina serão bem divertidos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Laino Borgo, diversão garantida.

Como vamos chegar e retornaremos ao Brasil por Malpensa, para ir a Laino andaremos mais de dois mil quilômetros. Lá moram a "Zia" Carmela(irmã do Nonno de Giulia e Sofia) e seus filhos, Domenico e Mariangela. Mariangela é casado com Giovanni e pais de Antônio e Francesco. Domenico é casado com Filomena.




É uma pequena cidade de aproximadamente 2.500 habitantes, localizada na Calábria. Já estivemos lá duas vezes antes das meninas nascerem, uma em pleno inverno e outra em pleno verão. É antiga, com ruas extremamente estreitas, com casas predominantemente bejes e cor de cimento, salve algumas de um amarelinho claro quase desbotado. Durante o inverno o céu cinza  ajuda a compor este cenário, juntamente com o verde contido nas montanhas, característica diametralmente oposta no verão, a cidade ganha cores e pessoas nas ruas. O verde e o colorido das flores no verão juntamente com um céu plenamente azul, quebram o cinza das construções. Lembro que no verão de 2011 chegamos a Laino justamente em um dia em que a cidade estava em festa, era o PALIU CUI CIUCCI, uma versão muito animada do Palio de Siena, mas as montarias eram jumentos. Na noite anterior ao Paliu, as Contradas(bairros) se reúnem para comemorarem ao som da Tarantella Calabresa, regado ao vinho artesanal e muita massa.

A família de Ana em Laino, assim como os familiares residentes no norte e como os italianos do sul, são extremante carinhosos, afetuosos e receptivos. Porém o fato deles estarem em seu habitat natural são mais soltos no sorriso, no falar alto e com as mãos.

culinária é mais picante e com um capricho maior em temperos e pimenta. O salame de lá não existe igual.

Segue um vídeo que achei no Youtube da Corrida do Ciucci em 2011 e que para minha surpresa, me achei aos 4:17 minutos. Quem me conheceu após a cirurgia bariátrica pode ter dificuldade de me reconhecer, mas sou eu mesmo.




Não tenho dúvida que curtiremos muito as meninas em Laino.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Corgeno di Vergiate, a primeira parada.

Corgeno, onde mora a Zia Maria é onde ficamos hospedados no Norte, é uma frazione (localidade) da comune de Vergiate, que fica na província de Varese na Região da Lombardia. Pra vocês entenderem melhor, fica na parte superior esquerdo do cano da bota, pertinho da divisa da Itália com a Suíça.

É uma região de desenvolvimento incrível. Urbanismo respeitando a história e meio-ambiente, pois você anda nos centros urbanos parecendo que entrou em filmes e vê as construções modernas em harmonia com o ambiente. 

O povo italiano nesta região está longe de ser aquele estigmatizado que assistimos nos filmes de Hollywood ou nas novelas brasileiras. Homens e mulheres muito bem vestidos, com roupas de marca de luxo, mas sem exibição de marcas gigantescas impressas no peito. Apesar de você perceber que nesta região as pessoas são um pouco mais frios, a educação e a gentileza são pontos fortes.

É uma região que eu moraria fácil. É como se toda a região fosse um desses nossos condomínios residenciais de alto padrão brasileiros, mas sem muros, portarias e segurança privada.

Locais Próximos:

Milão - Fica a 57 Km de Corgeno. Esse destino não precisa falar muito. Grande centro industrial, comercial e financeiro da Itália. É também a capital da moda e do design. Acho que dessa vez não vamos lá.

Varese - É a Cidade principal da província onde está Corgeno, fica a 9 Km e vamos lá certamente. Será sensacional retornarmos a este local para vermos Giulia e Sofia curtindo esse jardim ao final da tarde. 




Os Lagos - Corgeno fica estrategicamente na região dos grandes lagos do norte, na fronteira com a Suiça. A casa da "Zia" Maria fica as margens do Lago di Comabbio e muito próximo aos Lagos Maggiore, di Varese, Como e D'Orta. Achei um vídeo no Link abaixo que dará a vcs uma ideia do que é essa região.


 A Suiça - É muito próximo mesmo, como se fossemos ali em Feira de Santana, mas ainda não conhecemos. Mas desta vez vamos lá, provavelmente Lugano.

Bom é isso ai. Acho que deu para dar uma ideia da nossa primeira parada.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Itinerário Obrigatório, mas muito bom.



       Toda vez que vamos a Itália temos duas paradas obrigatórias, Corgeno e Laino Borgo(não vou descreve-las agora, porque acho que cada uma merece um capítulo a parte). A primeira parada é por aonde sempre chegamos, uma pequena localidade da comune de Vergiate, Província de Varese , próximo da divisa entre Itália e Suíça. É onde vivem  a "Zia" Maria, "Zio" Domenico e nossa "comare" Fabióla. A segunda parada é Laino Borgo, "paese" natal do meu sogro e onde ainda moram a "Zia" Carmela e sua família.

 

     Da primeira vez que fizemos este itinerário, tivemos a infeliz ideia de fazer de ônibus. Viagem cansativa e ônibus desconfortável e caro. É a última opção que penso para essa viagem.

     Da segunda vez fizemos este itinerário em um carro alugado e gostei muito. Estradas conservadas, motoristas de modo geral, mais educados e respeitadores do que estamos acostumados a conviver. Sem falar que você pode curtir parando e conhecendo novos lugares.



     Vamos  fazer mais uma vez este roteiro de carro, mas temos que considerar a companhia de Giulia e Sofia, além da Tia Alana. Pensando nisso, vamos fazer essa viagem com várias paradas. Vamos levar as nossas cadeirinhas do Brasil, pois assim como aqui, lá é obrigado a utilização. A companhia aérea transporta as cadeirinhas de bebê para carro, assim como o carrinho de passeio, sem custos extras.



     O pensamento é não viajar mais do que 6 horas por dia, por dois motivos: Primeiro não estressar nossas pequenas passageiras e segundo para curtir literalmente a Itália da Nord a Sud. Neste caminho temos um monte de lugares que ainda não conhecemos como: Siena, Pizza, Arezzo, Lucca. Toscana, ai vamos nós!



Os Passaportes Babys



     Adoro quando nossas viagens começam a sair do plano abstrato do planejamento e começam tangibilizar. A entrega dos passaportes das nossas babys, certamente foi um desses pontos. Estou tão coruja, que acho que já mostrei estes passaporte pra "Deus e o Mundo".



     É muito fácil de tirar, basta acessar o site da Polícia Federal no endereço, www.dpf.gov.br e seguir as instruções.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

As Fraldas na Viagem



Vamos encontrar lá na Itália praticamente todos os produtos que Giulia e Sofia já estão acostumadas. Mas assim como com o Leite, o fabricante de "Pannolini" lá usa um nome comercial diferente. Aqui no Brasil a fralda que costumamos usar com as meninas chama-se"Pampers Total Confort" enquanto na Itália chama-se "Pampers Baby Dry".








Sabemos que existem milhões de outras opções de fraudas, provavelmente até mais em conta, mas sou da opinião que "time que está ganhando não se mexe". Não sou resistente a mudanças, mas nesse caso, a ultima coisa que quero é uma dermatite causada por mudança de marca de fraldas, em um país que não vende nem Novalgina sem receita médica, quem dirá anti-alérgico.

Os preços convertidos em Reais também são similares aos praticados aqui no Brasil, mas considerando que a moeda deles valem 3,3 vezes mais que a nossa, para eles fraudas são muito mais baratas.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Gagau

     Esta semana andei afastado do nosso  planejamento de viagem, muito trabalho. Chegando o final de semana volto a pensar nas férias e nos detalhes que devemos nos prevenir. Comecei a pesquisar sobre: fraldas, lenços perfumados, leite em pó e etc...


     A primeira pesquisa que fiz foi sobre Leite em Pó. Atualmente as meninas tomam o Leite Ninho 1+ Fases da Nestlé, que foi indicado pelo pediatra logo quando elas completaram um ano de idade. Nas minhas primeiras pesquisas no Google, percebi que lá na Itália eles chamam o Leite Ninho de Latte per la Crescita Nestlé Mio. Como o nome comercial é completamente diferente e a embalagem também, preocupei-me em aprofundar um pouco mais a pesquisa. Entrei no site da Nestlé na itália e comparei as informações nutricionais do Ninho brasileiro e do Mio italiano. O resultado da pesquisa foi "massa", eles são similares. 

Latte in polvere per la crescita Nestlé Mio


     Minha pesquisa só não foi mais feliz porquê nas primeiras consultas aos sites de vendas online, percebi que os preços são em média 50% mais caros que no Brasil. Agora é torcer para que nos negócios locais, encontremos o Mio num preço melhor que os encontrados nos sites de vendas eletrônicas.

     Outra curiosidade é que lá é muito comum que pais comprem fórmula para bebês e crianças já na versão preparada, em caixinha ou garrafinha, pois é bem mais prático que levar pó + água.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Planos Antigos


     Era véspera de Natal de 2008, eu e Ana passeávamos em Versailles em Lua de Mel, quando nos pegamos admirando a cena que registramos abaixo. Simultânea percebemos que os europeus, aparentemente, passeiam e curtem muito seus filhos sozinhos. Além disso, Ana comentou que as crianças no frio são muito bem vestidas e ficam lindas com as bochechas rosa.

    As reflexões daquele dia nos fez prometer que iriamos seguir este ideal, continuar curtindo as nossas viagens e no futuro tendo os nossos filhos como companheiros.


   Três anos e nove meses depois vieram nossos tesouros Giulia e Sofia, com elas além de muita felicidade vieram também muito trabalho. Durante todo este período nos perguntávamos: “Quando vamos fazer uma grande viagem com as meninas?". Uma certeza nós tínhamos, que esta viagem seria realizada antes delas completarem dois anos de idade. O motivo desta escolha é simples, porque o preço de passagens aéreas para Crianças de até dois anos são mais em conta.

   Estamos ansiosos para poder passear com elas pelas ruas ao ar livre, com boas condições de mobilidade, sem nos preocupar com violência urbana,  e etc...

  Estamos indo na primavera, portanto , acho que não vamos ver Giugiu e Sossó com as bochechas rosa, mas podem apostar que a mamãe já está caprichando no vestuário.

  Até o próximo post.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Com que Carro eu Vou?



   O carrinho de bebê que iríamos usar foi um dilema desde antes de Giulia e Sofia nascerem. Compraríamos dois carrinhos individuais ou um carrinho para gêmeos?


      No final, depois de muitas especulações e teses, escolhemos ter dois carrinhos individuais. Confesso que hoje acredito não ter sido a melhor escolha, pois muitas vezes andar com dois carrinhos é "dor de cabeça" certa. Fechar um carrinho, fechar outro carrinho, carregar um, carregar outro. Passear na rua com as meninas simultaneamente, exigia obrigatoriamente mais de uma pessoa.

  Certo dia, Ana, em mais um bate-papo de troca de Know-how com a amiga Luciana (que também é mãe de gêmeos), citou que iria viajar com as meninas e que estava preocupada com alguns detalhes da viagem, dentre eles, o deslocamento com os carrinhos de bebê. Luciana prontamente nos deu uma solução, emprestaria seu carrinho de gêmeos que Dudu e Sofia não estavam mais usando.

  Depois dos primeiros testes com o carrinho de gêmeos, a minha dúvida foi completamente tirada, carrinho de gêmeos é muito bom. Certamente o carrinho cedido por Lú será muito utilizado e “figurinha repetida nas fotos dos passeios.

  Para a viagem será um carrinho de gêmeos, mas para quem está no início de suas aventuras, como pai de uma dupla, aconselho ter um carro simples e um tipo twin.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Preparativos de Viagem, dica 01 – Seguro de Viagem.



    
     Para ir à Itália não é necessário visto, mas tem uma série de pré-requisitos para poder entrar sem ter problemas com os oficiais de imigração nos aeroportos. Dentre as exigências, tem o seguro de viagem.

     Gostaria de compartilhar com vocês esta dica, pois me rendeu boas economias e é a segunda vez que utilizo. Como alternativa à compra de Seguro de Viagem, fizemos o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM). O CDAM é um acordo internacional do INSS com alguns países, dentre deles a Itália, para atendimento nas urgências e emergências para contribuintes.

     Já fiz o CDAM no prédio do Ministério da Saúde em Salvador, na Rua do Tesouro. Por sinal tenho que destacar que fui muito bem atendido pelos funcionários do setor responsável, muito simpáticos.

Para maiores informações acessem o link http://sna.saude.gov.br/cdam.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Viagem a terra do Nonno


  Resolvemos estrear com as meninas logo viajando para a Itália. Escolhemos pela terceira vez visitar a "Famiglia" de Ana. Um motivo muito especial nos fez escolher retornar, levar Giulia e Sofia para conhecer seus tios e primos da Bota. Além é claro revermos e matarmos saudade de todos

   Viagem marcada para Maio e com bilhetes aéreos já comprados, iniciamos o nosso planejamento. Dessa vez além de Giugiu e Sossó, nos acompanham nesta aventura a tia Alana.

   Vou utilizar o Blog antes da viagem para registrar algumas dicas do nosso planejamento.


   Faltam 103 dias para o embarque, mas já estamos aos poucos providenciando tudo para não deixar para derradeira hora.